Guia dos Óleos Essenciais da Fórmula do Aroma

Por Cris Marcondes

Os óleos essenciais são compostos orgânicos extraídos de plantas com propriedades curativas incríveis. O uso de óleos essenciais para fins de cura é chamado de aromaterapia, que é um tratamento holístico que busca melhorar a saúde física, mental e emocional.

Por mais de 5.000 anos, muitas culturas diferentes têm usado estes óleos vegetais pra cura de uma infinidade de problemas de saúde. Eles são frequentemente usados para relaxamento, cuidados de beleza, limpeza doméstica e mais frequentemente utilizados como medicina natural.

Se você tiver na sua casa apenas 5 desses óleos mais comuns como lavanda, olíbano, limão, hortelã-pimenta e tea tree você já pode cuidar para:

  • Combater sintomas de resfriado e gripe
  • Relaxar seu corpo e acalmar os músculos doloridos
  • Curar problemas de pele
  • Aliviar dores
  • Equilibrar os hormônios
  • Melhorar a digestão
  • Reduzir a celulite e as rugas
  • Limpar sua casa

O que são Óleos Essenciais?

Os óleos essenciais são extraídos diretamente da casca, flor, fruta, folha, semente ou raiz de uma planta ou árvore, e apenas uma gota pode ter benefícios para a saúde.

Eles são tipicamente criados através do processo de destilação, que separa o óleo e os compostos à base de água de uma planta por vaporização.

Os óleos essenciais são óleos altamente concentrados que possuem um forte aroma. Ao concentrar os óleos dessas plantas, você está literalmente separando os compostos de cura mais poderosos de uma planta em um único óleo.

Por exemplo, para obter 1 único frasco de 15ml de óleos essenciais de rosa, são necessários 30 quilos de pétalas de rosa!


Estes óleos terapêuticos nas plantas protegem a planta de insetos, protegem a planta de um ambiente agressivo e as ajudam a se adaptarem aos seus arredores. Ao usar óleos essenciais, você está aproveitando os poderes protetores e curativos de uma planta.

Os óleos essenciais são compostos de moléculas muito pequenas que podem penetrar em suas células, e alguns compostos nos óleos essenciais podem até atravessar a barreira hematoencefálica. Diferente dos óleos graxos (óleos vegetais de coco, jojoba, girassol ou nozes entre outros) que são formados por moléculas grandes e não podem penetrar em suas células, e por isso não são terapêuticos.

História da Aromaterapia

Já que o uso de óleos essenciais está presente em muitos países, é difícil identificar onde a prática se originou. Os óleos foram utilizados pelos judeus, chineses, indianos, egípcios, gregos e romanos tanto como cosméticos e perfumes quanto para fins medicinais. Algumas culturas até usaram óleos em rituais espirituais.

Em 1928, o químico francês, René-Maurice Gattefossé usou o óleo de lavanda para curar uma queimadura na mão. Ele então decidiu analisar ainda mais as propriedades do óleo de lavanda e como ele poderia ser usado para tratar outros tipos de infecções cutâneas, feridas ou queimaduras.

Com isso nasceu a ciência da aromaterapia. O objetivo principal de Gattefossé foi ajudar soldados feridos durante a Primeira Guerra Mundial. O uso desses óleos começou a se espalhar especialmente com praticantes de medicina alternativa, como massoterapeutas e esteticistas em toda a Europa.

A aromaterapia não se tornou popular nos Estados Unidos até a década de 1980, quando os óleos essenciais começaram a ser adicionados a várias loções, velas ou outras fragrâncias.

Há também profissionais treinados, como aromaterapeutas, fisioterapeutas, massoterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas e mesmo médicos de medicina natural que usam aromaterapia em sua prática e são treinados em usos específicos de óleos essenciais.


      
Óleos Essenciais Usados em Hospitais Médicos 

A aromaterapia tem uma variedade de benefícios para a saúde e pode ser usado em várias opções. É uma ótima maneira não invasiva de tratar uma variedade de condições médicas e pode ser usada com segurança em combinação com muitas outras terapias.

Muitos hospitais tradicionais, como o Hospital Universitário de Vanderbilt, estão começando a entender os benefícios dos óleos essenciais e os estão usando no tratamento de ansiedade, depressão e infecções em pacientes hospitalizados.

Um estudo de 2009 descobriu que pacientes pré-operatórios que receberam aromaterapia com óleo de lavanda estavam significativamente menos ansiosos em relação à cirurgia. Outros óleos, como sândalo e neroli também foram utilizados na medicina tradicional para ajudar os pacientes a controlar melhor a ansiedade.

Alguns óleos essenciais também foram usados por parteiras para ajudar a reduzir o medo e a ansiedade durante o parto. Um estudo de 2007 no Journal of Alternative and Complementary Medicine sugere que as mulheres que usaram aromaterapia durante o parto relataram menos dor em geral e foram capazes de usar menos medicamentos para dor.

Os óleos essenciais também podem ter benefícios antibacterianos ou anti-fúngicos usados em aplicações médicas. Muitos óleos quando massageados na pele podem curar ou ajudar a tratar problemas de pele, como queimaduras ou cortes e arranhões. Outros podem ajudar a reforçar o sistema imunológico, ajudar com insônia e auxiliar na digestão.

Os óleos essenciais estão sendo estudados e também usados para ajudar a combater o câncer; existem inúmeras pesquisas sobre a correlação entre o óleo de olíbano e a redução de tumores cerebrais.

Top 15 Benefícios dos Óleos Essenciais para a Saúde

Cada óleo essencial contém compostos com benefícios únicos de cura e terapêuticos. Eu relacionei aqui em baixo 15 óleos essenciais mais populares e pra que eles podem ser usados.

  1. Cravo: Proteção antibacteriana, antiparasitária e antioxidante. (1)
  2. Cipreste: Melhora a circulação, reduz as varizes, aumenta a confiança e pode ajudar na recuperação de ossos quebrados. (2)
  3. Eucalipto: Melhora problemas respiratórios como bronquite, sinusite e alergias. Também revigora e purifica o corpo. (3)
  4. Olíbano: Constrói imunidade, reduz a inflamação, cura as manchas da idade, auxilia o cérebro e pode ajudar a combater o câncer. (45)
  5. Gengibre: Reduz a inflamação, auxilia as articulações, melhora a digestão e alivia a náusea. (67)
  6. Toranja: Auxilia no metabolismo e na redução da celulite. (8)
  7. Lavanda: Ajuda com o relaxamento, melhora o humor e cura queimaduras e cortes. (9)
  8. Limão: Ótimo para uso em produtos de limpeza caseiros, melhora a drenagem linfática e limpa o corpo. (10)
  9. Mirra: Antisséptico natural e pode prevenir ou reduzir infecções. Além disso, auxilia para uma pele bonita, reduzindo as estrias e o desequilíbrio hormonal. (11)

10. Orégano: Potentes propriedades antimicrobianas; pode matar fungos e ajudar a curar um resfriado.  (12)

11. Hortelã-pimenta: Auxilia a digestão, melhora o foco, aumenta a energia, reduz a febre, alivia dor de cabeça e dor muscular. (13)

12. Rosa: Incrível para reduzir a inflamação da pele e ótimo para criar uma pele brilhante! (14)

13. Alecrim: Pode, de forma natural, engrossar o cabelo, por isso é ótimo adicionar aos shampoos caseiros. Além disso, melhora a função cerebral e a memória, por isso é ótimo usar ao trabalhar, ler ou estudar. (15)

14. Tea tree (melaleuca): Antibacteriano e anti-fúngico natural, reduz os maus odores e pode ajudar a estimular o sistema imunológico. (16)

15. Sândalo: Afrodisíaco natural que melhora a libido e também pode melhorar a energia. (17)

Óleos diferentes podem ser misturados para aumentar a energia de cada um ou podem ser misturados com um óleo de base para ser usado para massagens, gel de banho ou loções para o corpo.

Aplicações de Óleos Essenciais

Pronto para deixar os óleos essenciais te conduzir à saúde? Aqui estão as quatro formas mais comuns de usar estes óleos de cura hoje:

Tópica – Os óleos essenciais têm um tamanho muito pequeno e um peso químico inferior a 1.000 M (M = peso da molécula). De acordo com testes científicos, qualquer substância com um peso molecular inferior a 1.000 M pode ser absorvida pela pele.

Isso significa que os óleos essenciais são capazes de penetrar na pele e passar para a corrente sanguínea e em diferentes áreas do corpo para benefícios terapêuticos internos.

Aromática – A grande quantidade de vasos sanguíneos nos pulmões absorve os óleos e depois os circula por todo o corpo.

O uso de um difusor pode te ajudar a experimentar os benefícios dos óleos essenciais. Você pode difundir lavanda para reduzir o estresse, melaleuca para limpar o ar, laranja selvagem para melhorar o humor, olíbano para iluminação espiritual e hortelã-pimenta para melhorar o foco e a energia.

Ingestão – Os óleos essenciais podem ser usados como uma forma poderosa de remédio, mas deve ser lembrado novamente que, os óleos essenciais são extremamente concentrados. Nem todos os óleos essenciais podem ser ingeridos.

Cuidado Pessoal – Hoje, a maneira mais rápida de usar óleos essenciais é fazendo produtos caseiros FVM de cuidados pessoais. Esta é uma excelente maneira para aproveitar os óleos essenciais para melhorar sua beleza, casa e saúde a longo prazo.

Algumas das melhores receitas FVM para usar óleos essenciais incluem: shampoo, manteiga corporal, pasta de dentes, spray repelente, bálsamo labial e limpador para casa.

Melhores Óleos Base para a Aromaterapia

Os óleos essenciais são extremamente pequenos para que possam passar pela pele e entrar no corpo rapidamente. Mas se você quiser manter os óleos em sua pele e diluí-los para criar mais suavidade na pele, você pode combiná-los com óleos base.

Estes óleos maiores que provêm da parte graxa (gordurosa) da planta podem aumentar o período de tempo que os óleos essenciais permanecem na sua pele e também prolongar os efeitos da aromaterapia.

Algumas pessoas pensam que usar óleos base reduz a eficácia do óleo essencial, mas na verdade, pode ser o contrário. A diluição aumenta a área superficial de absorção e os óleos base podem também prevenir sensibilidades.

Os óleos base comuns são:

  • Óleo de amêndoa
  • Óleo de abacate
  • Óleo de coco
  • Óleo de jojoba
  • Óleo de oliva
  • Óleo de semente de romã

Óleos Essenciais para Pele e Beleza

A indústria da pele e da beleza é uma indústria de bilhões de dólares; infelizmente, é cheia de produtos químicos e óleos hidrogenados que causam toxicidade interna no corpo.

A boa notícia é que você pode criar seus próprios produtos de beleza e para a pele que são mais eficazes do que qualquer produto convencional no mercado. Aqui estão alguns benefícios de óleos específicos:

Acalma pele irritada – lavanda e camomila romana

Reduz manchas da idade – olíbano

Engrossa o cabelo – alecrim e sálvia

Proteção FPS natural à pele – perpétua-das-areias e mirra

Melhora a acne – tea tree (melaleuca) e gerânio

Óleos Essenciais para Crescimento Capilar

Os óleos essenciais podem ajudar a diminuir a queda de cabelo e estimular o crescimento capilar. Os óleos de alecrim, lavanda e sálvia podem ajudar a engrossar naturalmente o cabelo estimulando os folículos capilares.

A sálvia esclaréia e a lavanda ajudam no crescimento do cabelo ao equilibrar os níveis de estrogênio e o óleo essencial de alecrim funciona inibindo a DHT (dihidroxi-testosterona), o que para a perda de cabelo. Segue uma receita perfeita pra engrossar naturalmente o cabelo com óleos essenciais:

  1. Coloque 10 gotas de óleo de alecrim e 5 gotas de óleo de lavanda em uma colher de café de óleo de coco e passe no couro cabeludo;
  2. Massageie suavemente no couro cabeludo por 2 minutos;
  3. Coloque uma toalha quente na cabeça e deixe por 20 minutos;
  4. Finalmente, lave o cabelo com shampoo natural caseiro.

Spray de Óleos Essenciais Repelente de Insetos

Insetos e mosquitos podem causar grandes problemas de saúde como dengue, leishmaniose, zica e Chikungunya. Para manter os insetos afastados, você pode fazer um spray repelente natural caseiro que funciona!

Infelizmente, a maioria das pessoas se volta para sprays químicos como DEET que são altamente tóxicos para o corpo, em vez de usar sprays naturais repelentes de insetos e de mosquitos. Aqui estão os principais óleos essenciais para repelir insetos:

  • Capim-limão
  • Eucalipto
  • Citronela
  • Hortelã-pimenta
  • Cravo

Kit Natural de Primeiros Socorros

Ter um kit de primeiros socorros caseiro à mão para as feridas diárias, picadas, queimaduras solares, dores musculares ou lesões sempre é uma boa ideia.

Os óleos essenciais são amplamente utilizados como medicina natural, mas sem os efeitos colaterais dos medicamentos convencionais, como aspirina e antibióticos.

Aqui estão alguns dos óleos essenciais mais comuns que todos deveriam ter guardado em seu armário pessoal de medicamentos:

+ Lavanda – para curar queimaduras, cortes, erupções cutâneas, picadas, reduzir a ansiedade e ajudar a dormir após um trauma.

+ Hortelã-pimenta – para melhorar a dor nas articulações, músculos, aliviar problemas digestivos, reduzir febres, sinusites, melhorar asma, bronquite e aliviar dores de cabeça.

Olíbano – anti-inflamatório, curar contusões, reduzir cicatrizes, reforçar a imunidade e o bem-estar emocional.

+ Tea tree – antibacteriana, anti-fúngica, pode ser usada para prevenir e reduzir a infecção e limpar o ar de agentes patogênicos e alergênicos.

Outros óleos que você pode querer ter à mão para compor o seu armário de remédios incluem: eucalipto, orégano e cravo.

Óleos Essenciais para Perda de Peso

Quando se trata de perder peso, a maioria de todos entende que melhorar a dieta e fazer o tipo certo de exercício pode auxiliar a perda de peso.

Mas, muitas vezes as pessoas querem um reforço extra para ajudá-los a alcançar seus objetivos de perda de peso. Infelizmente, a maioria das pessoas se volta para estimulantes e cafeína para perda de gordura em vez de medicamentos à base de plantas.

Estes 4 óleos essenciais foram comprovados por auxiliar na perda de gordura:

 

  • Óleo essencial de toranja contém d-limoneno que se encontra nas cascas dos citrinos. Um estudo descobriu que a suplementação de d-limoneno melhorou os níveis de enzimas metabólicas.
  • Óleo essencial de hortelã-pimenta teve comprovação científica na perda de peso porque suprime a ansiedade alimentar e melhora a digestão.
  • Óleo essencial de canela ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, o que geralmente pode ajudar na perda de peso e melhorar o diabetes.
  • Óleo essencial de gengibre contém gingerol que possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e aumenta a termogênese, o que reforça o metabolismo.

Contraindicações de Óleos Essenciais

Como os óleos essenciais podem atuar como uma forma poderosa de medicina natural, existem alguns casos em que não são recomendados para uso:

Gravidez – Manjericão, canela, sálvia esclaréia, cravo, cipreste, erva-doce, jasmim, zimbro, manjerona, mirra, rosa, alecrim, sálvia e tomilho.

Na maioria dos casos, esses óleos são completamente saudáveis, mas como eles podem afetar os hormônios, de forma geral eles não são recomendados para gestantes.

Medicamentos cardíacos (anticoagulantes) – Sálvia esclaréia, cipreste, eucalipto, gengibre, alecrim, sálvia e tomilho.

Em geral, a aromaterapia é uma ótima e barata maneira de ajudar a promover a cura, relaxamento e bem-estar sem efeitos colaterais adversos.

Qualidade do Óleo Essencial

E por fim... Esta é uma das coisas mais importantes que você deve saber sobre óleos essenciais... Ao comprar óleos essenciais, tenha certeza de que eles são de grau terapêutico e 100% puros.

As informações fornecidas neste artigo foram retiradas da experiência da autora e embasados pelos de estudos científicos referendados abaixo. São de caráter informativo e não se destinam a substituir tratamento de seu médico ou de outro profissional de saúde.

Referências

(1) http://www.naturalnews.com/047084_parasites_herbal_remedies_antiparasitic.html

(2) http://www.livestrong.com/article/148233-essential-oils-that-increase-blood-flow/

(3) http://www.globalhealingcenter.com/natural-health/lung-cleansing-benefits-of-eucalyptus/

(4) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25006348

(5) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3924999/

(6) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24020099

(7) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3953654/

(8) http://www.naturalhealth365.com/essential-oils-metabolism-digestion-1533.html

(9) http://articles.mercola.com/herbal-oils/lavender-oil.aspx

(10) https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/health-benefits-of-lemon-oil.html

(11) http://articles.mercola.com/herbal-oils/myrrh-oil.aspx

(12) http://articles.mercola.com/herbal-oils/oregano-oil.aspx

(13) http://articles.mercola.com/herbal-oils/peppermint-oil.aspx

(14) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20657472

(15) http://www.bbc.com/news/magazine-33519453

(16) https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/health-benefits-of-tea-tree-essential-oil.html

(17) http://articles.mercola.com/herbal-oils/sandalwood-oil.aspx